Jabes diz que Fred Abobreira continua servidor e recebendo da Prefeitura
Fred Abobreira, filho do ativista social Henrique Abobreira, continua nomeado como servidor comissionado da Prefeitura de Ilhéus. A informação foi prestada pelo próprio prefeito Jabes Ribeiro, ao conceder no início da noite de hoje, uma entrevista exclusiva ao Jornal Bahia Online, no Palácio Paranaguá. Se dizendo chocado com a postura do seu ex-vice prefeito e um dos principais aliados na atual gestão, que mais cedo, também com exclusividade ao JBO, lamentou ter tido conhecimento da exoneração do filho pelo Diário Oficial, Jabes ironizou. "Ele leu a folha da exoneração. Mas não leu na mesma edição do Diário Oficial em que Fred havia sido nomeado no mesmo dia para o cargo de Chefe da Seção de Orçamento e Convênios da Secretaria de Ação Social, com o mesmo salário".
Jabes entregou uma cópia da nomeação ao JBO. Disse que a mudança não foi um caso isolado. "O que houve foi uma mudança de posição, não só dele, mas como de outros servidores da Prefeitura na reforma administrativa que fiz. Houve a necessidade de se fazer um novo posicionamento", explicou. "Ele foi relocado da Educação para a Assistência Social atendendo ao interesse público", reforçou. Jabes se disse surpreso por conta de dois aspectos apresentados na entrevista de Abobreira: primeiro diz não conseguir entender a motivação do desabafo na entrevista concedida ao JBO. Segundo, por Fred permanecer na folha e recebendo salário, disse que pensava que o mesmo estivesse trabalhando normalmente. "A informação que tenho é de que servidores tinham contactado com ele. Evidente que agora iremos verificar o que aconteceu", afirmou.
Jabes assumiu que passou o dia inteiro "muito mal" depois que teve conhecimento da entrevista de Abobreira. "Na política você tem todo o direito de mudar de caminho, mas é preciso ter cuidado com determinadas afirmações. Eu estou acostumado a tudo na minha vida da política. Mas existem coisas que doem, que atacam a minha sensibilidade. Não posso acreditar que razões políticas, um novo direcionamento, pudessem ter como justificativa uma posição deste tipo. Nunca imaginei que a situação chegasse a este ponto", afirmou.
Após ler a entrevista de Abobreira Jabes convocou o secretário de Comunicação, Valério de Magalhães e pediu que ele marcasse, em seu gabinete, um encontro com o editor do JBO, Maurício Maron. No início da noite, houve o encontro, testemunhado pelo secretário de Administração, Ricardo Machado e pelo próprio Valério de Magalhães. Abatido, Jabes disse que este seria o único momento em que falaria sobre este assunto. "Mas, repito: não posso acreditar, senão me decepciono, que razões políticas levaram a este tipo de situação".
Uma última coisa que Jabes fez questão de falar foi sobre a declaração de Abobreira de que, para apoiá-lo, em 2012, impôs o seu apoio à reforma da praça do Pontal. "É importante primeiro lembrar que ele estava participando de uma frente que tinha a intenção de me derrotar, mas que não avançou. Conversei, sempre gostei e ele veio me apoiar. No mais, discutimos mil coisas. Sempre fiz questão de ouvi-lo, de ajudar o Pontal Criativo. Taí a praça como resultado de um esforço geral", afirmou. E encerrou com uma frase que demonstra bem os sinais de fragilidade, hoje, na relação dos dois. "Ele falou em imposição para me apoiar. Não aceito imposição, nem ele é homem de impor".
Nota da redação: O JBO tentou acessar a edição do Diário Oficial online e não identificou a mesma publicação apresentada em papel impresso pelo prefeito. A exoneração de Fred Abobreira, no diário eletrônico aparece na edição do dia 14. Teoricamente, sua renomeação, segundo o prefeito, ocorrida no mesmo dia, deveria aparecer na mesma edição. Curiosamente não está lá nas mais de 50 páginas da edição, onde aparecem exonerações e nomeações das mais diversas para outros cargos e funções do governo. Também tentamos localizá-la em edições subsequentes, sem êxito. Procurado pelo JBO, o secretário de Administração, Ricardo Machado, reconheceu que houve "um erro" do setor responsável pelo Diário Oficial e a nomeação de Fred teria ficado de fora. "Logo esse", comentou. No entanto, de acordo com Ricardo, a confirmação de que Fred saberia da nomeação é que o mesmo recebeu o salário integral do mês de maio, após da exoneração ter acontecido na metade do mês. "Isso pode ser visto no Portal da Tranasparência", assegurou. A nomeação de Fred foi efetivada hoje pela manhã no portal eletrônico.
Clique aqui e leia a entrevista de Abobreira que gerou a resposta de Jabes